Folha de S. Paulo


França recupera uma das caixas-pretas do avião da Germanwings

Uma das caixas-pretas do Airbus A320 que caiu nesta terça-feira (24) nos Alpes franceses já foi encontrada, segundo o Ministério do Interior francês.

A primeira informação veio pelo deputado socialista Christophe Castaner, que sobrevoou a área da queda com o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, mas foi confirmada posteriormente pelo governo.

"A caixa-preta será objeto de investigação imediata nas próximas horas para permitir que a investigação avance rapidamente", disse o ministro Cazeneuve, em coletiva de imprensa. A caixa-preta será enviada para o Escritório de Investigações e Análise (BEA, em francês), que deu início à investigação.

Segundo o comunicado do Ministério do Interior, estão sendo tomadas medidas para garantir a segurança da região em que caiu o avião, para que as investigações sejam realizadas "nas melhores condições".

A recuperação das duas caixas-pretas será fundamental para a investigação das causas do acidente com o avião da companhia aérea alemã de baixo custo Germanwings, que operava o voo.

Todos os 144 passageiros e seis tripulantes do avião, que viajava de Barcelona a Düsseldorf (Alemanha), morreram.

Segundo a companhia aérea, a aeronave tinha alcançado havia um minuto 38.000 pés, sua altitude de cruzeiro, quando começou a cair e continuou em uma queda brusca por oito minutos.

"O último contato dos pilotos com os controladores aéreos franceses terminou às 10h53 (14h53 de Brasília) a cerca de 6.000 pés. O avião então caiu", disse Thomas Winkelman, da companhia aérea.

"O piloto tinha mais de dez anos de experiência e 6.000 horas de voos, e o avião havia passado por uma revisão completa em 2013", afirmou.

Editoria de Arte/Folhapress
MUDANÇAS DE ALTITUDERegistros de radares mostram alterações no voo 4U9525

Endereço da página:

Links no texto: