Folha de S. Paulo


Presidente dos EUA acena ao Irã em meio a negociações nucleares

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a celebração do Ano-Novo no Irã, a festa de Nouruz, que ocorre nesta sexta (20), para enviar uma mensagem na qual deseja "um futuro diferente" entre Teerã e Washington.

A declaração ocorre em meio às negociações em Lausanne, na Suíça, sobre o programa nuclear iraniano. Seria a última rodada de negociações entre o Irã e uma coalizão formada por EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China.

Brian Snyder/AFP
Representantes dos EUA e do Irã participam de negociação sobre programa nuclear de Teerã
Representantes dos EUA e do Irã participam de negociação sobre programa nuclear de Teerã

As negociações têm como objetivo fixar as condições do desenvolvimento nuclear de Teerã, que se comprometeria a deixar seu programa voltado somente a fins civis em troca da suspensão de sanções que atingem o país. Elas irão continuar na semana que vem.

O presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a responsável pela área diplomática da União Europeia, Federica Mogherini, também irão se reunir nesta sexta para fazer um balanço das negociações.

ACENO AMERICANO

"Estamos diante da melhor oportunidade, em décadas, para conseguir um futuro diferente entre nossos países", afirmou Obama na mensagem publicada no site da Casa Branca, que conta com uma versão com legendas em persa.

"Os próximos dias e semanas serão críticos. As negociações fizeram progressos, mas segue havendo lacunas. E há pessoas, em nossos dois países e além, que se opõem a uma solução diplomática", acrescenta Obama na mensagem.

"Um acordo nuclear agora pode ajudar a abrir a porta a um futuro mais brilhante para o povo iraniano, que, como herdeiro de uma grande civilização, tem muito a oferecer ao mundo", disse.

RESPOSTA IRANIANA

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, disse que o povo iraniano já escolheu um caminho para se relacionar com Ocidente, que é o do "compromisso com dignidade".

Por meio de sua conta no Twitter, o ministro disse que a postura oficial do governo iraniano é a de negociar de boa fé com Ocidente para solucionar a crise, embora sem aceitar pedidos "ilógicos" que atentem contra a dignidade do país.


Endereço da página:

Links no texto: