Folha de S. Paulo


Herzog reconhece derrota em conversa por telefone com Netanyahu

O líder da coalizão de centro-esquerda União Sionista, Isaac Herzog, falou por telefone nesta quarta-feira (18) com o primeiro-ministro israelense e presidente do Likud, Binyamin Netanyahu, para felicitá-lo por sua vitória nas eleições de terça.

"Falei com o primeiro-ministro e lhe felicitei por sua vitória, lhe desejei sorte, mas que fique claro aos cidadãos de Israel: nada mudou, (Tzipi) Livni e eu seguiremos dirigindo a União Sionista com força e inteligência como alternativa", declarou Herzog ao jornal "Yedioth Ahronoth".

Herzog reconheceu que "esta não era um manhã fácil", após uma dramática noite na qual a apuração jogou por terra o empate técnico entre ambas legendas previsto pelas pesquisas e deu a vitória a Netanyahu por uma ampla margem.

"Os eleitores deram seu veredito, decidiram sobre nós como partido, como movimento, e eu certamente respeito todo o resultado", acrescentou.

O resultado final concede ao Likud cinco pontos de vantagens sobre a União Sionista, 29 cadeiras a 24, o que acaba com quase todas as possibilidades que este partido de centro-esquerda possa chegar a fazer parte do governo.

Netanyahu anunciou nesta manhã que tem a intenção de formar o Executivo em duas ou três semanas, e para isso conta com os partidos nacionalistas Lar Judaico e Yisrael Beiteinu, e os ultra-ortodoxos Shas e Judaísmo Unido da Torá.

Também será necessário o respaldo da legenda de centro-direita Kulanu, a grande surpresa do pleito, liderado por um ex-likudista, Moshe Kahlon, que por enquanto não comprometeu seu apoio a ninguém.


Endereço da página: