Folha de S. Paulo


Estado Islâmico aceita juramento de lealdade do Boko Haram

O líder da facção radical Estado Islâmico (EI), que controla partes da Síria e do Iraque, aceitou o juramento de lealdade feito pelo grupo nigeriano Boko Haram, afirmou o porta-voz do EI em um áudio divulgado pela internet nesta quinta-feira (12).

"Nosso califa, que Deus o salve, aceitou o juramento de lealdade de nossos irmãos do Boko Haram, portanto nós saudamos os muçulmanos e nossos irmãos jihadistas na África Ocidental", afirmou o porta-voz Abu Mohammad al-Adnani, em referência ao líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi.

5.jul.2014 - AP
Reprodução de vídeo mostra o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi
Reprodução de vídeo mostra o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi

Em mensagem difundida no sábado (7), o líder do Boko Haram havia jurado lealdade ao EI. "Nós anunciamos nossa fidelidade ao califa e iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade", disse o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau.

Nos últimos meses, Baghdadi aceitou juramento de lealdade de células radicais do Oriente Médio, Afeganistão, Paquistão e norte da África.

O Boko Haram se tornou o maior grupo a se unir ao EI. Membros da milícia fazem uma campanha militar há seis anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.


Endereço da página:

Links no texto: