Folha de S. Paulo


Ataque de grupo vinculado à Al Qaeda deixa nove mortos na Somália

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas em um ataque nesta quinta-feira (12) do grupo radical islâmico Al Shabaab, vinculado à rede terrorista Al Qaeda, contra a sede do governo local de Baidoa, no sul da Somália.

Segundo autoridades locais, homens armados invadiram o complexo, que, além da governadoria, abriga também os escritórios da ONU (Organização das Nações Unidas) e da União Africana no país, por volta das 10h30 locais (5h30 em Brasília).

Reuters
Munição usada por militantes suspeitos de ser do Al Shabaab é exposta em Baidoa, Somália
Munição usada por militantes suspeitos de ser do Al Shabaab é exposta em Baidoa, Somália

Os autores usaram uniformes militares da Somália para entrar nas instalações. Testemunhas afirmam ter ouvido diversas explosões após a invasão. Dentre os feridos, estão cinco soldados das forças da União Africana no país.

A situação na sede do governo de Baidoa já foi controlada por forças da União Africana. No começo de janeiro, outro ataque de Al Shabab, contra um base militar de Baidoa, causou a morte de cinco soldados e três milicianos.

Além disso, em dezembro dois atentados suicidas contra um hotel e uma cafeteria da mesma cidade deixaram pelo menos 15 mortos. A Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália.


Endereço da página: