Folha de S. Paulo


Uruguai chama embaixador da Venezuela após Maduro criticar vice

O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai convocou o embaixador venezuelano em Montevidéu nesta quarta-feira (11) para informá-lo que considerou hostis as declarações do presidente Nicolás Maduro sobre o vice-presidente uruguaio, Raúl Sendic.

Na segunda-feira, mesmo sem citar o nome do vice do Uruguai, Maduro usou uma frase do antecessor, Hugo Chávez, para dizer que "o mundo está cheio de covardes".

No dia 3 deste mês, Sendic dissera a jornalistas que não tinha elementos para acompanhar Maduro na afirmação de que há interferência externa na Venezuela.

Na segunda, na TV, Maduro disse que "um amigo, no sul, um grande amigo, que tem uma boa posição no governo, declarou que não tinha informação sobre interferência dos EUA na Venezuela. Que vergonha essa declaração".

O presidente venezuelano acrescentou que, certa feita, Chávez lhe disse: "Fique tranquilo, Nicolás, o mundo está cheio de covardes".

Após a reunião, o embaixador venezuelano no Uruguai, Julio Chirino, disse que o encontro ao qual foi chamado transcorreu com "o respeito, a cordialidade e a amizade que caracterizam a relação entre os dois países".


Endereço da página: