Folha de S. Paulo


Colômbia anuncia suspensão de ataques aéreos às Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça (10) que as Forças Armadas da Colômbia vão suspender os ataques aéreos aos guerrilheiros marxistas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) por um mês.

A suspensão se dá em reconhecimento ao cessar-fogo unilateral decretado pela guerrilha no dia 18 de dezembro, em meio às negociações por um acordo de paz entre as Farc e o governo.

Em discurso na TV, Santos declarou que a interrupção dos bombardeios –considerados o meio mais letal de ataque aos rebeldes– pode se estender se os guerrilheiros continuarem a manter a trégua.

"No que diz respeito ao cessar-fogo unilateral e por tempo indeterminado declarado pelas Farc em 18 de dezembro, temos de reconhecer que eles o cumpriram", declarou o presidente.

Iniciadas no final de 2012, as negociações entre o governo da Colômbia e as Farc, em Havana (Cuba), visam pôr fim a uma guerra que já dura cinco décadas e matou um número estimado em 220 mil pessoas no país.

Santos frisou que as forças do governo voltarão a recorrer aos ataques aéreos caso a guerrilha ameace civis ou retome as hostilidades.


Endereço da página: