Folha de S. Paulo


Líder da facção nigeriana Boko Haram jura lealdade ao Estado Islâmico

O grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram divulgou um vídeo neste sábado (7) em que seu líder, Abubakar Shekau, jura lealdade ao Estado Islâmico, milícia radical que controla parte da Síria e do Iraque.

As imagens foram divulgadas no fórum SITE, que monitora a atividade de radicais islâmicos. Nele, Shekau afirma que a união com a milícia "é a única cura para as diferenças que dividem a comunidade islâmica".

"Nós anunciamos nossa fidelidade ao califa e iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade", disse o líder do Boko Haram, em referência ao chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi.

O Estado Islâmico ainda não se pronunciou sobre a gravação do Boko Haram. Nos últimos meses, Baghdadi aceitou juramento de lealdade de células jihadistas do Oriente Médio, Afeganistão, Paquistão e norte da África.

Se o Boko Haram for aceito, será o maior grupo terrorista a se unir ao Estado Islâmico. Os extremistas nigerianos fazem uma campanha militar há seis anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.

Desde janeiro, porém, os extremistas começaram a avançar por países vizinhos como Chade, Camarões e Níger, após estes países se unirem com a Nigéria para formar uma força militar para combatê-los.

O Boko Haram é considerado o principal suspeito de quatro explosões que mataram pelo menos 50 pessoas em Maiduguri, na Nigéria, em um dos piores ataques desde que tentaram dominar a cidade no início do ano.


Endereço da página:

Links no texto: