Folha de S. Paulo


Polícia mexicana captura o líder do cartel Los Zetas

Agentes da Polícia Federal e do Exército mexicano capturaram na madrugada desta quarta-feira (4) Omar Treviño, o "Z-42", considerado o líder do sanguinário cartel Los Zetas, em uma área exclusiva do nordeste do país, informaram fontes do governo.

Treviño, que teria assumido a liderança do cartel depois da captura, em julho de 2013, de seu irmão Miguel Ángel Treviño, o "Z-40", foi detido por forças federais no município de San Pedro Garza García, zona metropolitana de Monterrey (Nuevo León), segundo fontes do governo federal.

Efe
Óscar Omar Treviño Morales, líder dos Zetas
Óscar Omar Treviño Morales, líder dos Zetas

A Procuradoria-Geral mexicana oferecia cerca de US$ 2 milhões por informações que ajudassem na captura, enquanto os Estados Unidos ofereciam US$ 5 milhões.

Los Zetas, um cartel formado por militares de elite desertores, operam principalmente no leste do México dedicados ao tráfico de drogas, mas também no tráfico e extorsão de imigrantes.

Conhecido por seus métodos brutais, com decapitações, o cartel se encontra atualmente enfraquecido por conta da disputa que mantém desde desde 2010 com os ex-aliados do Cartel do Golfo e pela prisão de seus principais líderes nos últimos três anos.

Na sexta-feira (27), policiais federais também prenderam o narcotraficante Servando Gómez, conhecido como "La Tuta" e considerado o único líder que estava em liberdade do cartel Os Cavaleiros Templários da região de Michoacán (oeste).

Ao transformar a subregião de Tierra Caliente em seu reduto, os integrantes do Cavaleiros Templários espalharam o terror nos últimos anos em Michoacán com sequestros, extorsões e assassinatos, muitas veze sob a proteção de autoridades locais corruptas.


Endereço da página:

Links no texto: