Folha de S. Paulo


Análise: Contra Teerã, sauditas podem abrir espaço aéreo para israelenses

Não é somente a Israel que o suposto potencial militar nuclear do Irã causa temor. Também a Arábia Saudita e os países moderados do Golfo veem em Teerã ambições hegemônicas mais sérias do que aquelas um dia alimentadas pelo ex-ditador do Iraque Saddam Hussein.

Os sauditas estariam dispostos a abrir seu espaço aéreo para que a Força Aérea de Israel bombardeasse e destruísse o complexo nuclear iraniano, desde que houvesse progresso real nas negociações entre israelenses e palestinos.

Essa inusitada proposta, impensável até bem pouco tempo atrás nos meios diplomáticos, teria sido aventada por representantes sauditas durante recentes conversações secretas mantidas com enviados europeus.

Segundo o que vazou desses encontros, o governo saudita concorda e apoia a posição de Israel diante da questão nuclear iraniana.

Riad vai além, ao admitir que o governo de Barack Obama estaria totalmente equivocado em suas avaliações sobre o programa nuclear do Irã e sobre a outorga de concessões a Teerã para obtenção de um acordo sobre a questão.


Endereço da página: