Folha de S. Paulo


Michelle Bachelet visita jovem que pediu autorização para morrer

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, visitou neste sábado (28), em um hospital de Santiago, a adolescente Valentina Maureira, 14, que sofre de fibrose cística e ficou famosa ao publicar um vídeo no qual pedia à governante autorização para morrer e pôr fim a seu sofrimento.

O caso da jovem, internada no Hospital Clínico da Universidade Católica de Santiago, reabriu no Chile o debate sobre a eutanásia, embora nesta quinta-feira (26) o governo tenha rejeitado a solicitação da doente porque a legislação vigente não permite, segundo explicou o porta-voz, Álvaro Elizalde.

Ximena Navarro/Efe
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, visita Valentina Maureira, 14, no hospital; a jovem sofre de fibrose cística e pediu autorização à mandataria para morrer
Michelle Bachelet vai a hospital visitar Valentina, jovem que pediu autorização para fazer eutanásia

Bachelet esteve neste sábado por mais de uma hora com Valentina Maureira no hospital, onde também estavam os pais da garota e a ministra da Saúde, Carmen Castillo.

Maureira postou no último domingo (22) um vídeo em sua conta do Facebook no qual assinalava estar "cansada de viver com esta doença" e pedia a Bachelet autorização para "dormir para sempre".

A menor está em condição "estável". O sistema público chileno garante a cobertura do tratamento da doença, que é hereditária e já causou a morte de um dos irmão de Valentina, aos seis anos.

"Tenho que respeitar a decisão dela. Ela está cansada, tem 14 anos e sabe melhor do que ninguém da doença. Ela quer descansar", desabafou o pai da menina, Fredy Maureira.

A mensagem de Valentina causou um grande impacto no país, que não dispõe de uma regulação sobre a eutanásia, e reabriu o debate sobre a possibilidade dos doentes terminais poderem decidir sobre sua situação.

O governo chileno se mostrou disposto a prestar apoio à jovem e sua família, embora enfatizou que não pode autorizar a eutanásia porque não existe na legislação atual.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: