Folha de S. Paulo


Incêndio atinge arranha-céu residencial em Dubai

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas por inalação de fumaça e centenas tiveram que deixar suas casas neste sábado (21) em Dubai, após o incêndio nesta madrugada do arranha-céu conhecido como "A Tocha", informou o departamento de Defesa Civil da cidade dos Emirados Árabes Unidos.

O fogo, que se originou no 50º andar de um total de 79, começou às 2h (horário local, 19h de sexta-feira em Brasília) e obrigou a evacuação do arranha-céu –de 336 metros de altura e um dos mais emblemáticos do emirado– e dos edifícios contíguos, ameaçados pelas chamas devido à forte tempestade de areia que o país sofre há dois dias.

David French/Reuters
Edifício
Edifício "The Torch", em Dubai, pega fogo

"O incêndio começou em uma lateral da torre e quando descemos para ver o que acontecia nos assustamos muito, principalmente pelo efeito do vento", disse à Agência Efe Carlota Quesada, uma moradora espanhola de um dos edifícios próximos à "Tocha".

O maior perigo foi originado pela queda de vidro fundido, escombros e mobília do alto da torre, motivo pelo qual a Defesa Civil fechou todas as ruas próximas ao edifício.

O serviço de bonde também foi suspenso em seis estações, segundo anunciou a Autoridade de Transporte e Viabilidade (RTA).

Segundo uma mensagem publicada no Twitter, a polícia de Dubai assegurou que "não se suspeita que o incêndio tenha sido provocado".

Desde sua abertura, o edifício se viu afetado por falsos alarmes de incêndio diários, o que fez com que os moradores tenham ignorado a possibilidade de um acidente real, segundo outra testemunha.

O edíficio "A Tocha" foi erguido em 2010, tem 348 metros e é o 46º maior prédio do mundo, o 5º entre os residenciais.

Nesta semana, outro grave incêndio ocorreu em um polígono industrial na área de Musafah, em Abu Dhabi, que deixou dez mortos e oito feridos.


Endereço da página: