Folha de S. Paulo


Cofinanciado pelos EUA, centro para ativistas da ex-URSS abre em Praga

Um centro internacional para apoiar ativistas de países da antiga União Soviética que sofrem pressões de seus governos iniciou suas atividades nesta quinta-feira (19) em Praga, capital da República Tcheca.

O Centro da Sociedade Civil de Praga promoverá atividades para fortalecer a cooperação entre ativistas do leste europeu, da Rússia e da Ásia central, denunciando pressões de governos pós-soviéticos sobre iniciativas civis.

"Nós estamos criando um novo centro porque a sociedade civil da região tem um grande potencial, embora sofra crescentes pressões, especialmente em alguns dos países", afirmou o diretor da instituição, Rostislav Valvoda.

Valvoda disse ainda que o centro vai promover valores como a tolerância, a abertura, o respeito às leis, aos direitos humanos e à dignidade.

O centro foi fundado pela organização tcheca People in Need e cofinanciado pelos governos da Suécia e da República Tcheca e pela USAID (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional).

A abertura da instituição ocorre em meio a tensões entre o Ocidente e a Rússia por conta da anexação da Crimeia em 2014 e do conflito no leste da Ucrânia.


Endereço da página: