Folha de S. Paulo


Chineses divergem sobre qual animal será símbolo de seu Ano-Novo

Entre as dúvidas sobre a China em 2015, não é apenas o desacelerado desempenho econômico que tem ocupado os especialistas.

Aos sinólogos juntaram-se linguistas e especialistas em feng shui para discutir que animal representa o ano no zodíaco chinês.

Afinal, o Ano-Novo chinês, que começa na quinta (19), é o ano da cabra, da ovelha, ou do carneiro? A confusão ocorre porque o caractere chinês para o oitavo dos 12 signos do horóscopo chinês é "yang", que pode se referir aos animais citados e a outros, como a gazela.

A imprensa estatal entrou na discussão e achou o especialista Huang Yang, descrito pela agência oficial Xinhua como "um proeminente pesquisador do papel de ovelhas e cabras na cultura chinesa".

Segundo o especialista, é impossível saber de que bicho se trata, já que o signo surgiu na dinastia Shang (1600-1046 a.C.), quando os chineses não diferenciavam os animais representados pelo "yang" nem no vocabulário nem nos seus rituais de sacrifício.

A maioria dos especialistas, porém, tende para a cabra. O animal representa a capacidade dos chineses de "sobreviver em condições difíceis", disse ao jornal "Financial Times" Peter So Man-fun, especialista em feng shui, a filosofia chinesa do equilíbrio entre energias vitais.

Para os chineses, pouco importa qual é exatamente o animal. Mas a maioria leva a sério as superstições, principalmente no Ano-Novo. Cabra ou ovelha, o próximo signo é sinônimo de infortúnio na crença popular.
Tanto que muitos casais preferiram adiar o plano de ter filhos para que eles não nasçam num ano considerado de pouca sorte.

Todos conhecem o ditado popular: "De cada dez pessoas nascidas sob o signo da cabra, só uma encontra a felicidade".

Alguns hospitais calculam que os nascimentos neste ano cairão em pelo menos 30%. A imprensa local noticiou casos de grávidas que pediram para antecipar o parto para que o filho ou filha nasça no ano do cavalo, signo considerado auspicioso.

No imaginário popular, cabras (e ovelhas) são bichos submissos, cujo destino é o matadouro, por isso a associação negativa.

A superstição criou o temor de um aumento dos abortos. O governo promoveu uma campanha de mídia para combater o estigma da cabra.

"Saiba a verdade e não espalhe falácias a cada ano", disse a TV estatal CCTV em seu microblog oficial, citando Thomas Edison, Steve Jobs e Rupert Murdoch como exemplos de pessoas de sucesso nascidas sob o signo da cabra.

O jornal "China Daily" deu recentemente uma página dupla para depoimentos do tipo "gente como a gente", com histórias felizes de nascidos em anos da cabra -1919, 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991 e 2003.

Nas últimas semanas, porém, a grande preocupação da maioria dos chineses era garantir uma passagem de trem, ônibus ou avião para passar o feriado mais importante do país na cidade natal.

É um dos maiores movimentos humanos do planeta, com uma estimativa de 2,8 bilhões de viagens nas próximas quatro semanas.


Endereço da página:

Links no texto: