Folha de S. Paulo


Estado Islâmico será derrotado, diz Obama sobre autorização de guerra

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (11) que a coalizão liderada pelos EUA será bem-sucedida em destruir o Estado Islâmico.

Obama falou na Casa Branca depois de submeter seu pedido para uma nova autorização de uso de força militar contra a facção radical.

De acordo com ele, seu novo pedido de poderes de guerra não se tornará uma autorização para outro conflito terrestre como as travados pelos EUA no Iraque e no Afeganistão.

Jonathan Ernst/Reuters
Presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento nesta quarta-feira
Presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento nesta quarta-feira

Segundo o líder americano, o anteprojeto barraria qualquer invasão em larga escala por tropas terrestres dos EUA, afirmando que uma ação desse tipo não é necessária para combater a milícia.

Mas o presidente disse que ele poderia enviar forças especiais se os EUA tiverem inteligência suficiente sobre onde estão reunidos os líderes do Estado Islâmico, por exemplo.

De acordo com ele, a missão é difícil e continuará assim por algum tempo. Mas ele diz que a coalizão liderada pelos EUA está na ofensiva.

Obama afirmou que consultou os democratas e os republicanos no Congresso antes de submeter o pedido para uma autorização para o uso de força militar contra o Estado Islâmico.

Segundo Obama, a autorização se limitaria a três anos, para dar a seu sucessor a oportunidade de reavaliar a situação com o Congresso.

Editoria de Arte
OS PRINCIPAIS PONTOS DO PROJETO PARA COMBATER O EI

Endereço da página:

Links no texto: