Folha de S. Paulo


NBC decide suspender âncora por seis meses

A rede americana de TV NBC anunciou nesta terça-feira (10) a suspensão por seis meses, sem remuneração, de Brian Williams, 55, âncora do programa noticioso "Nightly News".

Williams se afastara do programa por iniciativa própria depois que, em 4 de fevereiro, admitiu que não estava em um helicóptero atacado no Iraque durante a invasão dos EUA, em 2003 -ele havia contado a história no ar por diversas vezes.

Em memorando interno, a chefe do jornalismo da NBC, Deborah Turness, classificou a atitude de Williams de "errada e completamente inadequada para alguém na posição dele".

O âncora foi também alvo de críticas de veteranos de guerra, comentaristas de mídia e telespectadores, para os quais o episódio fez com que ele perdesse a confiança necessária ao exercício do cargo.

Depois da confissão, a rede começou a investigar outros eventos de cuja cobertura o âncora fez parte, incluindo a destruição provocada pelo furacão Katrina, em 2005.

Williams assumiu o posto no "NBC Nightly News" em 2004, sucedendo Tom Brokaw. Até o final da noite desta terça, o âncora não havia comentado a suspensão.


Endereço da página: