Folha de S. Paulo


Ataque da Otan mata comandante da facção Estado Islâmico no Afeganistão

Um dos comandantes da facção terrorista Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, Abdul Rauf, morreu nesta segunda-feira (9) em um ataque de drones da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no sudoeste do país, segundo o vice-governador da província de Helmand.

Abdul Rauf esteve preso por seis anos em Guantánamo e era o segundo líder da cadeia de comando do EI na região. Ele estava em um veículo com outros insurgentes no distrito de Kajaki, em Helmand.

Outros três guerrilheiros milicianos e o genro de Rauf também morreram no ataque, que ocorreu por volta de 13h20 locais (6h50 em Brasília).

Segundo o governo afegão, Rauf estaria recrutando insurgentes para o EI nas últimas semanas em "zonas inseguras", como as autoridades se referem às regiões do país onde não há o controle do Estado.

Em janeiro, Rauf foi nomeado como vice-líder do EI para Khorasan, que inclui o Afeganistão, partes do Paquistão e do Tadjiquistão.

IRAQUE

Segundo autoridades iraquianas, ao menos 13 membros do EI morreram nesta segunda (9) em um ataque aéreo contra um quartel e uma fábrica de explosivos no oeste de Mossul, na província de Ninawa.

Um dos locais seria uma fábrica para a elaboração de explosivos e a preparação de veículos-bomba.

O Estado Islâmico assumiu em 2014 o controle de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, e impôs seu domínio em vastas áreas do país e da vizinha Síria, onde proclamou um califado.


Endereço da página: