Folha de S. Paulo


'Intuição' salva família em acidente de avião em Taiwan

Ruídos do lado esquerdo de um avião da TransAsia Airways deixaram Lin Ming-wei preocupado e o fizeram perguntar às aeromoças se poderia se sentar com sua mulher e filho em uma fileira vazia do lado direito. O pedido foi feito pouco antes da decolagem em direção a Kinmen, no estreito de Taiwan, na quarta-feira (4).

Os novos assentos deixaram o homem e sua família perto de uma fenda que se abriu na fuselagem logo depois de o avião cair no rio Keelung, em Taipei, com 58 pessoas a bordo.

O acidente deixou 32 mortos e 11 desaparecidos; 15 pessoas foram retiradas com vida dos destroços.

Segundo a Agência Central de Notícias de Taiwan, o lado esquerdo do turboélice, onde inicialmente estavam sentados Lin e sua família, foi a parte que ficou mais destruída na queda.

Veja vídeo

Pela fenda aberta na aeronave, Lin conseguiu escapar com sua mulher dos destroços do avião para então buscar freneticamente seu filho de dois anos e meio nas rasas e escuras águas do rio.

Ele procurou a criança por três minutos antes de ver seus pés de relance.

"Quando Lin o retirou da água, seu filho não tinha batimentos cardíacos", contou o irmão de Lin usando seu nome em inglês, Chris Lin, à rede de TV CNN. "Seus lábios estavam roxos. Não havia sinal de vida nele."

Mas Lin não desistiu e realizou os procedimentos de ressuscitação cardíaca na criança. "Ele é o meu único filho. Tenho de salvar sua vida, não posso perdê-lo", disse o homem segundo o jornal "The Liberty Times".

Nesta quinta-feira (5), o menino se recuperava bem no hospital, contou seu tio, com a previsão de que saísse da UTI enquanto lutava contra uma pneumonia.

Segundo Chris, Lin saiu do acidente com alguns arranhões, enquanto a mulher dele fraturou alguns ossos e se recuperava bem depois de ter sido submetida a uma cirurgia na mão esquerda.


Endereço da página:

Links no texto: