Folha de S. Paulo


Morteiro atinge trólebus e mata ao menos 13 em Donetsk, na Ucrânia

Ao menos 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta quinta-feira (22) após um projétil de artilharia atingir um trólebus na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, informou o canal da televisão estatal russa Rossia24.

A emissora exibiu imagens do trólebus destroçado e das vítimas, tanto dentro do transporte como na parada em que estava.

Alexander Ermochenko/Reuters
Ônibus destruído após ataque em Donetsk
Ônibus destruído após ataque em Donetsk

O premiê ucraniano, Arseny Yatseniuk, culpou os rebeldes pró-Rússia pelo ataque e afirmou que Moscou deve ser responsabilizada pelo episódio.

"Hoje terroristas russos cometeram um terrível ato contra a humanidade de novo", disse em Kiev.

Os separatistas pró-Rússia, por sua vez, culpam o Exército ucraniano pelo incidente.

Já o premiê russo, Sergei Lavrov, disse que considera o ataque um "crime contra a humanidade".

"A Rússia considera o episódio um crime contra a humanidade, uma provocação destinada a minar os esforços para uma saída pacífica para a crise ucraniana", disse Lavrov segundo informa a Chancelaria russa em seu site.

Segundo a ONU, quase 5.000 pessoas já morreram no leste ucraniano desde abril do ano passado, quando Kiev lançou ofensiva para conter a sublevação separatista que aconteceu após a depposição do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich.

Yanukovich era simpático a Moscou e a região leste da Ucrânia tem maioria de russos étnicos, que não veem com bons olhos a aproximação com a União Europeia defendida pelo novo governo de Kiev, do presidente Petro Porochenko.


Endereço da página: