Folha de S. Paulo


Imprensa cubana pede que Obama continue flexibilizando restrições

A imprensa cubana admitiu que a flexibilização das restrições à ilha que o departamento do Tesouro colocou em vigor nesta sexta-feira (16) são positivas e pediu que o presidente Barack Obama continue aplicando medidas neste sentido.

"As medidas anunciadas constituem um passo na direção certa, mas ainda resta um longo caminho a percorrer para desmontar muitos outros aspectos do bloqueio econômico, comercial e financeiro", afirmam, em uma nota, os jornais "Granma" e "Juventud Rebelde", de circulação nacional.

Na primeira reação às medidas anunciadas, a nota assinala que ainda resta suspender o embargo vigente contra a ilha "mediante o uso de prerrogativas executivas do presidente, e para que o congresso dos Estados Unidos ponha fim a esta política de vez".

Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira (15) novas regulamentações que entrarão em vigor nesta sexta e que facilitarão as viagens e o comércio com Cuba, às vésperas das negociações bilaterais para normalizar as relações diplomáticas.

"O anúncio nos coloca a mais um passo da substituição de políticas obsoletas que não funcionavam para estabelecer uma política que ajude a promover as liberdades econômicas e políticas para o povo cubano", disse o secretário do Tesouro, Jacob Lew.

O novo marco normativo reduz os requisitos para viajar para Cuba, e os turistas americanos poderão usar a partir de agora seus cartões de débito e crédito na ilha.

Os viajantes poderão sair de Cuba com até 400 dólares em produtos pessoais, incluindo não mais de 100 dólares em rum e tabaco.

Por outro lado, a quantia das remessas que os cubanos recebem de seus familiares nos Estados Unidos passará de 500 para 2 mil dólares por trimestre, e os bancos americanos podem criar contas em instituições cubanas.

As mudanças implicam uma revisão geral das normas de Regulamentações sobre Bens Cubanos e Regulamentações de Exportações (EAR, em inglês), segundo os Departamentos de Tesouro e de Comércio.

As novas regulações permitirão igualmente estabelecer serviços de telecomunicações dentro de Cuba, assim como a importação de celulares, televisores e computadores.

Estados Unidos e Cuba surpreenderam o mundo em 17 de dezembro ao anunciar que deixariam para trás meio século de enfrentamentos para iniciar negociações para a normalização plena das relações diplomáticas.

O acordo foi selado definitivamente com uma histórica conversa telefônica de quase uma hora entre o presidente americano Barack Obama e o líder cubano Raúl Castro.

O anúncio de quinta ocorre antes da primeira rodada de negociações entre Washington e Havana para restabelecer as relações diplomáticas, após meio séculos de conflitos originados na Guerra Fria.

A revisão das regulamentações são apenas um passo da aproximação bilateral, pois um embargo americano vigente desde a década dos sessenta só pode ser levantado pelo Congresso, que conta atualmente com maioria republicana.

Em outro gesto de reconciliação, Cuba liberou recentemente 53 detidos que Washington considerava presos políticos.


Endereço da página:

Links no texto: