O presidente da Sony, Kazuo Hirai, classificou o ciberataque atribuído à Coreia do Norte e sofrido pela empresa japonesa como "impiedoso" e "mesquinho".
Hirai aproveitou sua visita à feira de eletrônica CES, que começa nesta terça em Las Vegas para falar pela primeira vez em público sobre o caso, que acabou gerando uma nova escalada de tensão entre Washington e Pyongyang.
Robyn Beck/AFP | ||
O presidente da Sony, Kazuo Hirai, fala durante feira eletrônica CES, em Las Vegas |
O CASO
Em 24 de novembro, hackers invadiram os computadores do estúdio vazando filmes e dados pessoais de celebridades e executivos da empresa.
O ataque foi motivado por causa do filme "A Entrevista", com James Franco e Seth Rogen.
O longa mostra a história de dois jornalistas americanos que participam de uma conspiração da CIA para matar o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Os prejuízos dos vazamentos podem chegar a US$ 100 milhões (R$ 270 milhões), segundo analistas.
Depois, os mesmos hackers ameaçaram ataques a salas de cinema que estivessem exibindo "A Entrevista".
Diante das ameaças, a Sony adiou a estreia do filme, inicialmente marcada para 25 de dezembro.
O Serviço Secreto Americano e o presidente Obama ligaram os hackers a Pyongyang.
CRÍTICA E RESPOSTA
Obama criticou a Sony pelo adiamento da estreia e prometeu uma resposta à Coreia do Norte.
Para ele, a decisão da Sony de foi um "erro". Ele também afirmou que e gostaria de ter sido consultado antes pela empresa.
"Um ditador não pode impor censura nos EUA", disse.
Além disso, afirmou que os EUA responderiam "proporcionalmente" ao ciberataque.
O CEO da empresa, Michael Lynton, rebateu as críticas numa entrevista à CNN. "O presidente, a imprensa e o público estão enganados quanto ao que realmente aconteceu".
"Nós não somos donos de cinemas. Não podemos determinar se um filme será exibido ou não", completou.
Por fim, o filme acabou estreando no dia previsto.
Com toda a polêmica, o filme acabou sendo um sucesso de audiência e de faturamento: faturou US$ 15 milhões (R$ 40 mi) no fim de semana de estreia.
A Sony afirmou que o filme foi comprado ou alugado online 2 milhões de vezes em quatro dias, se tornando o maior filme da empresa de todos os tempos.