Folha de S. Paulo


Exército disparou mísseis que mataram 25 em casamento afegão

Soldados afegãos dispararam por engano na quarta (31) mísseis contra um casamento na província de Helmand, no sul do país, matando 25 pessoas –muitas delas mulheres e crianças– afirmaram as autoridades do país nesta sexta (2).

"As tropas dispararam depois que insurgentes atacaram um checkpoint do exército na mesma região", indicou à AFP o vice-governador da província de Helmand, Mohammed Jan Rasulyar.

"Os soldados acusados de efetuar os disparos foram levados à uma corte marcial", acrescentou.

Watan Yar/Efe
Criança ferida por míssil que atingiu cerimônia de casamento é levada a hospital no Afeganistão
Criança ferida por míssil que atingiu cerimônia de casamento é levada a hospital no Afeganistão

Quatro soldados –entre eles um comandante– foram detidos e levados à capital da província, Lashkar Gah.

Além dos mortos, o incidente, que se deu no distrito de Sangin, um dos bastiões talebans, deixou ao menos outras 45 pessoas feridas, segundo a mídia local

Segundo testemunhas, os soldados dispararam ao menos dois mísseis, após alguns convidados terem efetuados disparos para cima na comemoração.

As forças da Otan deixaram o Afeganistão no domingo (28), após 13 anos de combate, quando a Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf, em inglês), foi substituída pela missão Apoio Decidido, de ajuda e treinamento ao exército afegão, liderada pelos Estados Unidos.

Em comunicado oficial, os talebans comemoraram a saída da Otan, mas indicaram que não haverá conversas de paz enquanto houver tropas estrangeiras no país.


Endereço da página: