Folha de S. Paulo


Alemanha usa sexo e zumbis em campanha de meio ambiente

Ao chegar em casa, uma adolescente flagra os pais fazendo sexo, apoiados sobre o sofá da sala. Depois da troca de olhares constrangidos, a garota apaga a luz. A cena faz parte de um vídeo assistido por mais de 2 milhões de pessoas no YouTube, mas não se trata de um canal erótico. É uma campanha do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha.

A estratégia é usar o bom humor para estimular o espectador a adotar pequenas ações mais sustentáveis. Com o vídeo do flagrante do sexo, a ideia é economizar eletricidade. A Alemanha quer reduzir o consumo em 5% nas residências, o que representaria uma economia de cerca de 7 terawatt-hora por ano –o total gerado por uma usina movida a carvão.

Reprodução
Vídeo de campanha ambiental do governo alemão em que homem é atacado por zumbis
Vídeo de campanha ambiental do governo alemão em que homem é atacado por zumbis

Outros dois "spots" compõem a campanha estatal. Num deles, um homem é devorado por zumbis ao cortar grama no quintal. Do lado de dentro da casa, sua mulher toca flauta. Incomodada pelos gritos que vêm do lado de fora, ela trava a janela e ignora o ataque dos mortos-vivos.

A mensagem por trás da brincadeira lembra que manter as janelas fechadas no inverno, que começa em dezembro na Europa, é importante para economizar em aquecimento doméstico. Esse hábito poderia evitar a emissão de 4,55 milhões de toneladas de gás carbônico por ano, diz o ministério.

A escolha de uma linguagem mais liberal para falar de sustentabilidade, por enquanto, não provocou protestos da ala mais conservadora. "A aprovação é espetacular", diz à Folha o porta-voz do ministério, Michael Schroeren. "Quem não gosta dos filmes não precisa assistir."

Para o ministério, a abordagem mais cômica não atrapalha a comunicação. "Proteção climática é um assunto sério, mas isso não quer dizer que devemos tratar desse tema somente de forma séria e amarga", defende o porta-voz do ministério. "O tema também é complexo, e isso exige que ele seja tratado com mensagens descomplicadas que tenham a ver com o cotidiano das pessoas."

É o que as autoridades alemãs tentam com a campanha: fazer com que cada um contribua para diminuir a poluição, as emissões de gás carbônico e, assim, preservar o meio ambiente. "Não é preciso muito esforço, só um pouco de atenção e reflexão", afirma Schroeren.

Os filmes de 30 segundos estão disponíveis na internet e também são exibidos em salas de cinema da Alemanha, mas podem ser entendidos pelo público internacional com facilidade. "Não é preciso falar alemão para compreender os vídeos, eles falam por si, não importa se o espectador está na Alemanha ou no Brasil", opina Michael Schroeren.


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