Folha de S. Paulo


Palestino morre em operação do Exército israelense na Cisjordânia

Um palestino morreu nesta terça-feira (16) em uma operação israelense no campo de refugiados de Qalandiya, perto de Ramallah, na Cisjordânia, informaram fontes médicas e das forças de segurança palestinas.

Mahmoud Abdullah Adwan, 21, foi morto durante uma operação de detenções do Exército. Houve confrontos entre soldados e moradores.

O Exército israelense confirmou em um comunicado uma operação das forças especiais no local e confrontos com os habitantes palestinos.

"Em uma operação das forças especiais durante a madrugada em Qalandiya, as forças foram alvos de tiros e explosivos. As forças responderam aos terroristas e atingiram um deles", afirma o comunicado militar.

Segundo o escritório de informação militar, os militares entraram na área palestina ocupada para efetuar uma prisão e abriram fogo contra o jovem, que supostamente portava uma bomba e ameaçava detoná-la.

Neste ano, 51 palestinos morreram vítimas de disparos de soldados israelenses em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupada.

Há uma semana, um ministro palestino morreu em uma operação do Exército israelense durante uma manifestação contra o confisco de terras palestinas por Israel, perto de Ramallah.

Organizações internacionais como a Anistia Internacional (AI) e grupos de defesa dos direitos humanos israelenses como a Btselem denunciam a impunidade dos soldados israelenses que fazem uso abusivo da força nas zonas ocupadas.


Endereço da página:

Links no texto: