Folha de S. Paulo


Duelo no OK Curral marcou Velho Oeste

"Era um amigo leal e um bom camarada. Um dentista que a necessidade tornou um jogador. Um cavalheiro que a doença tornou um vagabundo. Um filósofo que a vida transformou em um espírito cáustico. Um louro alto e magro, quase morto pela bebida, e ao mesmo tempo o mais astuto jogador e o mais nervoso, rápido, mortal homem com um revólver que eu já vi." (Wyatt Earp, o melhor xerife que o Velho Oeste conheceu, sobre Doc Holliday.)

Os personagens desta história são Doc, Wyatt e seus irmãos, Virgil e Morgan; a gangue inimiga dos Clanton e o OK Curral. O Duelo do OK Curral é o episódio mais célebre da história daqueles tempos.

Uma das últimas ocasiões em que Doc Holliday empunhou seu revólver para atirar em alguém foi em 1884, 130 anos atrás -ele tinha 33. Estava em Leadville, EUA, no Hyman's Saloon, jogando pôquer. Entra um desafeto, Billy Allen, que havia testemunhado contra ele no Duelo do OK Curral. Doc viu que Billy estava procurando encrenca.

Reprodução
Os corpos de Tom McLaury, Frank McLaury e Billy Clanton, mortos durante o Duelo no OK Curral, no Arizona, em 1881
Os corpos de McLaury, McLaury e Clanton, mortos durante o Duelo no OK Curral, no Arizona, em 1881

Ele sacou sua arma e atirou, errando por pouco. Billy virou-se para fugir, mas tropeçou na soleira da porta e caiu sobre seus joelhos e mãos. Atirando por sobre o balcão, Doc acertou-lhe um dos braços. Quando ia atirar novamente o bartender segurou sua mão. Billy escapou.

Doc era tuberculoso. Ainda no inverno de 1884, temendo um surto de pneumonia, se mudou para Denver, onde esperava encontrar uma temperatura mais amena. Isso não ajudou. Mas lá, no ano seguinte, encontrou um velho amigo, Wyatt Earp, grande lider no famoso duelo.

LADRÕES DE GADO

Isso nos leva a Tombstone e ao OK Curral. Quando chegaram à cidade, no Arizona, em 1880, os Earp -Wyatt, Virgil e Morgan- encontraram Doc Holliday, que estava lá atraído pelo clima seco.

Logo tornaram-se grandes amigos. E ao mesmo tempo desgostaram da gangue dos Clanton -Ike e Billy Clanton, Tom e Frank McLaury e Billy Claiborne, conhecidos como os "Cowboys". Virgil, que se tornou delegado da cidade, desconfiava que eles eram ladrões de gado em grande escala. Roubavam no México para vender no Arizona.

Reprodução
Wyatt Earp (1848-1929), um dos protagonistas do duelo
Wyatt Earp (1848-1929), um dos protagonistas do duelo

Virgil logo determinou que ninguém poderia andar armado na cidade, e isso provocou os primeiros atritos sérios entre as duas partes.

O dia 25 de outubro de 1881 Ike Clanton passou bebendo. Ele ia de um saloon a outro, gritando ameaças aos Earp e a Holliday. Topou com Holliday, que o enfrentou: "Ouvi dizer que você vai me matar, Ike. Pegue sua arma e comece". Virgil, delegado, Wyatt e Morgan, que ele havia nomeado seus auxiliares, estavam presentes. Virgil disse a Ike e a Doc que os prenderia se continuassem com aquilo.

Virgil os afastou, mas Ike continuou gritando: "Eu o mato amanhã, quando os outros virão à cidade". E para Wyatt: "Diga a seu amigo que ele será um homem morto amanhã". Wyatt respondeu: "Não se meta com Doc, ele te mata antes que você comece".

(Essa narrativa deve muito ao trabalho dos historiadores Casey Tefertiller e Jeff Morey, publicado originalmente na edição de outubro de 2001 da "Wild West Magazine".)

No 26 de outubro de 1881, os Earp acordaram cedo e Virgil, da janela de seu hotel, viu Billy Clanton entrar na cidade acompanhado de Billy Claiborne. Eles encontraram os irmãos McLaury e Ike Clanton. Virgil e Morgan desceram e os confrontaram.

Ike, armado, recorreu ao fuzil, mas Virgil Earp deu com seu revólver na cabeça dele e o levou, sangrando, ao juiz Wallace, que o multou em US$ 27,50 por carregar armas na cidade.

Wyatt entrou na sala e disse: "Seus malditos ladrões de gado. Vocês têm ameaçado nossas vidas. Acho que seria justificado se atirasse em vocês em qualquer lugar. Mas, se estão ansiosos por uma luta, irei a qualquer lugar na Terra para lutar contra vocês."

"Lutar é meu negócio", respondeu Clanton, "e tudo que preciso são quatro pés de terreno [1,20 m]."

30 SEGUNDOS DE DUELO

Embora tenha ficado conhecido como o Duelo de OK Curral, não foi lá que o tiroteio ocorreu, mas numa ruazinha próxima, a Fremont.

Virgil deu um rifle curto para Doc esconder sob sua longa capa cinza, e Doc entregou a ele sua bengala. O xerife John Behan correu para eles e disse: "Pelo amor de Deus, não vão para lá ou serão todos mortos". Virgil respondeu que ia desarmá-los.

Quando Doc e os Earp estavam a aproximadamente 5 m dos Clanton, ficaram surpresos ao ver que eles ainda tinham seus revólveres e os fuzis estavam em suas selas. Virgil ergueu a bengala e gritou: "Levantem as mãos, rapazes. Quero desarmá-los".

Os tiros começaram quando Billy Clanton e Frank McLaury engatilharam suas armas. Não se sabe quem começou a atirar, mas foi uma bala de Doc a primeira a acertar um alvo, atingindo a cintura de Tom McLaury, enquanto a bala de McLaury perfurou o paletó de Wyatt.

Billy Clanton atirou em Virgil, mas seu tiro se perdeu. Virgil foi atingido na perna por um tiro de Frank McLaury.

Billy Claiborne fugiu assim que o tiroteio começou. Ike Clanton correu para uma loja de fotografias e, da janela, tentou um último tiro em Wyatt antes de desaparecer. Billy Clanton foi atingido no peito, provavelmente por Morgan, e no pulso direito, mas continuou atirando.

Morgan caiu e gritou "fui atingido" quando uma bala entrou por um ombro e passou para o outro. Seriamente ferido, Frank McLaury usou seu cavalo como cobertura e atirou em Morgan, fazendo com que o cavalo disparasse.

Agachado na rua, ele viu que Doc se aproximava, levantou-se e disse "eu o peguei agora". E atirou, acertando um dos lados de Doc. "A bala me atravessou", gritou Doc. Frank cambaleava na rua quando Morgan e Doc atiraram. Morgan atingiu um lado da cabeça de McLaury, e Doc o seu peito. McLaury continuava a respirar quando Holliday correu até ele e gritou: "O filho da puta atirou em mim, quero matá-lo".

Mas a luta havia acabado para Frank McLaury. Seu irmão Tom estava em uma das esquinas da rua Fremont, morrendo junto a uma base do telégrafo. Tom e Billy foram levados para uma casa próxima, onde sobreviveram por apenas alguns minutos.

O duelo havia durado 30 segundos. Morgan, Virgil e Doc estavam feridos; Wyatt era o único que nada sofrera.

VERSÕES CONFLITANTES

Assim que o tiroteio acabou, os repórteres dos dois jornais locais, "Epitaph" e "Nugget", entraram em ação. E a conclusão a que se chegava lendo a cobertura dos dois era que o lado da lei estava certo.

Mas não demorou para essa situação mudar, quando o xerife Behan, Ike Clanton, Billy Claiborne e vários de seus amigos contaram uma história muito diferente: Doc e Morgan teriam atirado em Tom Mc Laury desarmado.

Depois que os dois lados apresentaram suas versões, o panorama era este: para os Earp, foi legítima defesa; para os "Cowboys", tratou-se de assassinato. Behan foi a principal testemunha da acusação, que tentava levar os irmãos Earp a julgamento.

Para o promotor Wells Spicer, não havia condições de mandar o caso a júri. E esse foi o fim do Duelo do OK Curral.

Estamos novamente com Doc no encontro com Wyatt Earp em 1885: sua saúde estava muito deteriorada -poderia ser descrito, e foi como se apresentou aos olhos de Earp, como um esqueleto que tossia, de pernas trêmulas.

Em 8 de novembro de 1887, Doc acordou com a vista clara e pediu uísque. O copo foi dado a ele, que bebeu com prazer. Então, olhando para os pés descalços, disse: "Isso é engraçado". E morreu.

Ele sempre acreditou que morreria calçando botas.


Endereço da página: