Folha de S. Paulo


Empresa citada em caso de ex-premiê português diz agir corretamente

A multinacional farmacêutica suíça Octapharma, citada em processo que investiga o ex-premiê de Portugal José Sócrates por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal, informou em nota que atua de acordo com as "melhores práticas de governança" e que está à disposição da Justiça para esclarecimentos.

José Sócrates, que foi detido no dia 21 deste mês e está em prisão preventiva desde o dia 24, era presidente do conselho consultivo da Octapharma para a América Latina.

Em comunicado feito um dia após a prisão do ex-premiê, a empresa afirmou que suas funções "nunca envolveram nenhuma atividade em Portugal".

No Brasil, um representante da Octapharma é citado na Operação Vampiro da Polícia Federal, que investiga fraudes na venda de derivados de sangue ao Ministério da Saúde.

Veja abaixo a nota emitida nesta segunda-feira (1º) pela filial brasileira da empresa suíça.

*

"Em função de notícias veiculadas na imprensa nas últimas horas, informamos que:

1. A Octapharma é uma empresa farmacêutica europeia que atua no segmento de derivados e substitutos do plasma humano e se transformou em referência nesse segmento por pautar suas atividades pelos mais altos padrões de qualidade.

2. Há vários anos, o fornecimento de produtos de sua fabricação para o Ministério da Saúde tem ocorrido a partir de concorrências públicas, conforme determina a legislação brasileira em vigor.

3. A empresa tem como norma atuar de acordo com as melhores práticas de governança.

4. Por isso, colabora com as autoridades de Portugal para o esclarecimento de fatos que levaram à detenção de ex-colaboradores em Lisboa.

5. No Brasil, a Octapharma também se coloca à total disposição para esclarecer quaisquer aspectos de sua atuação no mercado.

Octapharma Brasil

A Diretoria"


Endereço da página: