Folha de S. Paulo


Hindus do Nepal sacrificam milhares de búfalos, porcos e cabras em ritual

Com facões nas mãos, fiéis hindus no sul do Nepal ignoraram apelos de ativistas e começaram a matar milhares de animais em um ritual de sacrifício na sexta-feira (28).

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram para a cerimônia, que é realizada a cada cinco anos no templo de Gandhimai, em Bariyarpur (distrito de Bara), a cerca de 160 km da capital Katmandu.

Cerca de 500 mil animais, incluindo búfalos, cabras e porcos, são mortos no ritual, estima o grupo Sociedade Internacional Humana. O evento termina no sábado (29).

As autoridades enviaram centenas de policiais para garantir que não houvesse choques entre ativistas e fiéis.

"É um ritual conectado com a fé da população", disse Yogendra Dulal, um administrador do distrito de Bara. "Não podemos ferir seus sentimentos e banir a prática."

Mais de 80% dos 27 milhões de nepaleses são hindus e, diferentemente dos devotos na vizinha Índia, frequentemente matam animais para apaziguar divindades.

Para eles, os sacrifícios feitos no festival de Gandhimai acalmarão a deusa hindu do poder e lhes trarão sorte e prosperidade.

Recentemente, a Suprema Corte da Índia pediu que o governo impedisse o movimento ilegal de animais para a cerimônia no Nepal.


Endereço da página:

Links no texto: