Folha de S. Paulo


Policial matou menor em Cleveland em segundos, mostra vídeo

O policial que atirou em um menino negro de 12 anos que estava com uma arma de brinquedo na cidade de Cleveland tomou a decisão segundos depois de chegar ao local, segundo revela o vídeo de uma câmera de vigilância.

O caso, ocorrido no último sábado (22), aumentou as críticas às técnicas utilizadas pela polícia dos Estados Unidos, num contexto de indignação nacional com a absolvição de um policial branco que matou um jovem negro desarmado em agosto na cidade de Ferguson, Estado de Missouri.

Veja vídeo

Tamir Rice não resistiu aos tiros e morreu no domingo (23) em um hospital de Cleveland, Ohio. Houve protestos na cidade pela sua morte e pelo caso em Ferguson.

O vídeo, divulgado pela polícia a pedido da família de Rice, mostra o menino caminhando por uma calçada e brincando com a pistola, inclusive apontando para um pedestre.

Minutos depois, após receber um chamado de emergência, a polícia chega ao local.

Uma viatura estaciona perto da criança e um policial sai do lado do carona com uma arma. Ele atira imediatamente em Rice, enquanto o menino caminhava em direção ao carro.

Apesar da ação rápida, policiais de Cleveland afirmaram que Rice ignorou as ordens de levantar os braços e que parecia que pretendia pegar algo da cintura antes de ser atingido.

"Ele recebeu a ordem para levantar as mãos três vezes", disse o subchefe de polícia Edward Tomba.

A polícia de Cleveland identificou o policial que matou Rice como Timothy Loehman, 26. O motorista da viatura é Frank Garmback, 46, que trabalha na polícia desde 2008.

Loehman, que está na polícia desde março, e Garmback estão suspensos durante a investigação do caso.

Os dois policiais foram interrogados, mas suas declarações não serão divulgadas, segundo Tomba.

LIGAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A polícia de Cleveland também divulgou o áudio de uma ligação para o serviço de emergência da polícia, na qual um homem afirma que um garoto, provavelmente menor de idade, estava com uma pistola que ele suspeitava ser de brinquedo.

"Há um garoto com uma pistola [...]. Provavelmente é falsa, mas está apontando para todo mundo", afirmou o homem.

O homem diz duas vezes que a arma provavelmente é falsa. "Ele fica tirando a arma da calça –provavelmente é falsa".

A central de emergência pede a descrição do jovem e pergunta se ele é negro ou branco. "É negro", diz o homem.

A polícia disse na quarta (26) que a central não informou aos policiais que a pistola provavelmente era de brinquedo, nem que o suspeito era menor.


Endereço da página:

Links no texto: