Folha de S. Paulo


Na Argentina, senador denuncia juiz que investiga Cristina Kirchner

O juiz Claudio Bonadio, que abriu uma investigação sobre os negócios da presidente Cristina Kirchner, foi denunciado por ser dono de uma empresa -o que é vetado a um magistrado.

O autor da denúncia é o senador governista Marcelo Fuentes.

O senador pede para que se investigue se Bonadio pode ter participado de lavagem de dinheiro, se enriqueceu de maneira ilícita e se abusou de sua autoridade.

A denúncia que o senador apresentou tem o mesmo conteúdo de uma série de tuítes da presidente Cristina Kirchner. Ela afirmou que a empresa Mansue S.A., de estações de serviço, é uma das que estão sem documentos em dia.

"E sabem quem são os sócios? [Com] 40% Carlos Alberto Bonadio, presidente da sociedade, outros 20% sabem de quem? Do juiz Claudio Bonadio. Se vê que se trata de uma empresa familiar. E sabem o quê? Devem os balanços de patrimônio dos exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2012 e 31 de dezembro de 2013. Igualzinho ao Hotesur. Algum legislador ou legisladora denunciará? Algum juiz irá ordenar uma apreensão e busca? O que dirá a mídia independente?", provocou no Twitter a presidente da Argentina.

Na semana passada, Bonadio ordenou uma ação de busca em Buenos Aires no escritório da Hotesur, empresa que controla o hotel Alto Calafate, na cidade de El Calafate, no sul do país.

A família Kirchner é a dona do negócio. Também pediram dados da Hotesur à receita federal e ao órgão responsável pelos registros de sociedades comerciais porque faltam documentos do estabelecimento, como balanços patrimoniais e comprovante de onde funciona a sede administrativa do negócio.


Endereço da página: