Folha de S. Paulo


Abbas é contrário a projeto que define Israel como Estado do povo judeu

Mahmoud Abbas disse nesta quarta-feira (26) que apóia os membros do parlamento israelense que se opõem à formalização de Israel como "Estado nacional do povo judeu".

O presidente da Autoridade Nacional Palestina falou durante visita à capital sul-africana, Pretoria, e disse que Israel precisa considerar o que a proposta de lei pode significar para a região.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem promovido um projeto de lei para que a constituição do país declare Israel um Estado judeu.

Stefan Heunis/AFP
Palestinian leader Mahmud Abbas gives a press conference following his meeting with South African president, on November 26, 2014 in Pretoria, as part of his first official visit to South Africa. AFP PHOTO/STEFAN HEUNIS ORG XMIT: -01
Líder palestino Mahmoud Abbas fala com a imprensa após encontro com presidente da África do Sul.

"Precisamos trazer essa questão para o povo de Israel e perguntar para o governo israelense: o que é que este projeto de lei significa para a paz?" disse Abbas, falando através de um tradutor.

Os críticos do projeto dizem que ele discrimina a minoria árabe que vive em Israel e que representa cerca de um quinto da população de 8 milhões de pessoas que vive no país.

Abbas está em uma visita de Estado de três dias à África do Sul, onde se encontrou com o presidente Jacob Zuma para discutir a segurança no Oriente Médio.

O governo sul-africano reconheceu a Palestina como um estado em 1995, logo após as primeiras eleições livres do país, e defende a autodeterminação do povo palestino.

Zuma disse que o apoio de Netanyahu a favor do projeto mostrou a recusa de Israel para encontrar uma solução para o conflito com a Palestina.

"Parece que Israel está dizendo 'Nós não nos importamos. Fazemos o que nos agrada'", disse Zuma, que defende uma solução de dois estados para a região.


Endereço da página: