Folha de S. Paulo


Fã de 'Twin Peaks', Gorbatchov tentou saber antes quem matou Laura Palmer

Poucos meses depois de oficializar, com o presidente americano George H. W. Bush (Bush pai), o fim da Guerra Fria, o então líder da União Soviética Mikhail Gorbatchov pediu um favor especial ao novo aliado: precisava saber logo quem havia matado Laura Palmer.

A dúvida perturbava os americanos desde abril de 1990, quando estreou a série "Twin Peaks", de David Lynch, na rede de televisão americana ABC, já com a morte da personagem interpretada pela atriz Sheryl Lee.

Depois que os episódios começaram a ser transmitidos na Rússia, a curiosidade tomou o Kremlin também, fazendo Gorbatchov ligar para Bush em busca da resposta.

A história é revelada no livro "Reflections: An Oral History of Twin Peaks" (Reflexões: Uma História Oral de Twin Peaks, em tradução livre), de Brad Dukes, lançado em agosto nos EUA.

Divulgação
Foto de divulgação da série 'Twin Peaks' mostra a personagem Laura Palmer, interpretada pela atriz Sheryl Lee, morta
Foto de 'Twin Peaks' mostra a personagem Laura Palmer, interpretada pela atriz Sheryl Lee, morta

Em entrevista a Dukes, Jules Haimovitz, então presidente da Spelling Entertainment, produtora da série, lembrou ter recebido, um dia, um telefonema do fundador da companhia, Aaron Spelling, perguntando: "Quem matou Laura Palmer?"

"Eu disse: Sem pistas'. Ele me disse: É muito importante'", narrou Haimovitz, que depois ligaria para Lynch. Com a recusa do diretor em revelar o segredo, ele voltou a falar com Spelling para saber quem era o ilustre curioso.

"O presidente Bush", respondeu Spelling. Bush estava, na verdade, se valendo da proximidade com seu doador de campanha Carl Lindner, que havia comprado parte das ações da produtora, para agradar Gorbatchov.

"O que ocorreu é que Gorbatchov tinha ligado para Bush, que ligou para o Carl, que ligou para o Aaron, que ligou para mim. Então eu liguei de novo para o David [Lynch] e disse Isso não vai sair daqui, será um segredo. Você precisa me dizer quem é o assassino da Laura'", contou Haimovitz.

"Foi quando eu percebi que o David não fazia ideia de quem tinha matado Laura Palmer. [risos]"

O segredo só seria revelado em dezembro daquele ano: o assassino (atenção: alerta de spoiler 24 anos depois) seria o pai de Laura, Leland Palmer (interpretado por Ray Wise), que agiu possuído por um espírito demoníaco.

A série foi um dos maiores sucessos da ABC, e sua estreia teve mais de 20 milhões de telespectadores.

Apesar disso, "Twin Peaks" não resistiu a uma fraca segunda temporada e teve apenas 30 episódios.

Em 2016, nove novos episódios serão lançados por Lynch e Mark Frost, seu outro criador.


Endereço da página: