Folha de S. Paulo


Líderes com trajes uniformizados são ponto alto de fórum Ásia-Pacífico

Nem acordos econômicos nem avanços diplomáticos. O que mais chamou a atenção nesta segunda-feira na cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) foram as roupas uniformizadas utilizadas pelos chefes de Estado convidados: um brilhante paletó lilás, de seda.

Tudo começou em 1993, quando Bill Clinton, ao receber a cúpula nos Estados Unidos, distribuiu jaquetas de estilo bomber (tipo aviador) para a foto coletiva.

Segundo o "Washington Post", o objetivo do então presidente americano era vender a imagem da Apec como um espaço de trabalho conjunto entre líderes de diversas nações, e não de um evento cheio de formalidades.

Desde então, virou tradição que os líderes usassem a foto oficial para celebrar um traje do país anfitrião, ainda que o Japão, em 1995 e 2010, tenha pulado o costume ao apresentar os líderes com ternos básicos.

Em 2011, quando a reunião ocorreu em Honolulu, Havaí, os Estados Unidos também decepcionaram os fotógrafos ao não propor um traje tradicional.

Na ocasião, o presidente Barack Obama disse: "Vi fotos de outras reuniões da Apec e achei que essa tradição talvez valesse a pena quebrar."

"Dei aos outros líderes uma camisa havaiana e disse que, se eles quisessem vesti-la, poderiam. Não escutei reclamações."

Antes do encontro, havia circulado a falsa notícia de que o governo cogitava três opções como roupa oficial, incluindo uma roupa de mergulho. Em um site falso da Casa Branca, os internautas poderiam votar em seu traje preferido, a partir de três montagens.

Ganhou a da dança hula.

Wikimedia Commons/whitehouse.gov
Site falso da Casa Branca colocou para votação trajes típicos do Havaí para a Apec de 2011
Site humorístico fez votação para 'eleger' traje típico da Apec de 2011, celebrada no Havaí

A Rússia também ignorou o costume em 2012, quando recebeu o fórum (o mesmo site que havia feito a montagem para a reunião do Havaí sugeriu que os líderes se vestissem como as dissidentes da banda Pussy Riot).

Wikimedia Commons/whitehouse.gov
Site falso da Casa Branca sugeriu um modelito inspirado na banda Pussy Riot para a Apec de 2012, na Rússia
Site humorístico sugeriu modelito inspirado na banda Pussy Riot para a Apec de 2012, na Rússia

A tradição só voltou em 2013, na Indonésia, quando o país pediu que os líderes utilizassem camisas feitas com um tecido balinês chamado endek.

A China, neste ano, não deu passo atrás e propôs que os chefes de Estado posassem com um paletó de seda.

A Apec existe desde 1989 e reúne 21 países. O objetivo do grupo é favorecer acordos de livre-comércio entre seus membros.


Endereço da página:

Links no texto: