Folha de S. Paulo


Gorbachev abre celebrações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, 83, participou na noite desta sexta-feira (7) da abertura das celebrações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim.

Gorbachev visitou o Check-Point Charlie, antigo posto de controle entre os dois lados da capital dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. A área faz parte do percurso de 8.000 balões brancos acesos nesta noite pelas ruas de Berlim simbolizando o muro.

"Temos que tomar cuidado para não perder o momento certo de obter o controle sobre as tensões que surgiram recentemente", afirmou.

A declaração foi interpretada pela mídia alemã como um recado à crise entre Rússia e Ucrânia. "Temos sempre que aprender com as lições do passado. Aprendemos no passado que russos e alemães entenderam cada um e nossa relação é boa", disse Gorbachev, responsável pelas reformas nos anos 80 que pavimentaram o caminho para o fim do comunismo no leste europeu.

Uma pequena parte do Muro de Berlim foi recriada às 17h (14h, horário de Brasília) desta sexta-feira por meio dos balões, que serão soltos às 19h do próximo domingo (9), numa celebração para a qual são aguardadas dois milhões de pessoas.

Neste mesmo horário do dia 9 novembro de 1989, os alemães começaram a derrubar o muro que separava a capital da Alemanha entre Oriental, sob controle soviético, e Ocidental, aliado de Estados Unidos, França e Reino Unido.

Os balões reproduzem 15 dos 156 quilômetros do percurso do muro construído em 1961 e derrubado em 1989. Percorre, entre outros pontos, o Portão de Brandemburgo e a região do Check-Point Charlie, barreira controlada na época pelos aliados do ocidente.

Também contornam a "East Side Gallery" e a rua Bernauer Strasse, áreas que ainda preservam pedaços originais do muro.

As celebrações incluem ainda concertos ao ar livre, exibição de vídeos a céu aberto sobre o período de divisão, passeios turísticos especiais para o dia, entre outras coisas.


Endereço da página:

Links no texto: