Folha de S. Paulo


Após deixar o governo, Mujica assumirá cadeira no Senado

O atual presidente do Uruguai, José Mujica, 79, foi eleito neste domingo (27) como um dos senadores da próxima legislatura do Uruguai, entre 2015 e 2020.

Com 99,6% das urnas apuradas, a lista encabeçada pelo atual mandatário recebeu mais de 348 mil votos, a que teve o maior apoio entre os integrantes da Frente Ampla.

Além dele, estão no mesmo grupo a mulher de Mujica, a atual senadora Lucía Topolansky, e o ministro do Interior, Eduardo Bonomi.

Segundo prognósticos feitos pelo jornal uruguaio "El País", a Frente Ampla se manterá com a maioria no Congresso, com 50 das 99 cadeiras da Câmara de Deputados e 15 das 30 do Senado.

Nesta segunda, o presidente criticou a aliança entre o senador Pedro Bordaberry, do Partido Colorado, e o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou. A união tenta derrotar o candidato do governo, o ex-presidente Tabaré Vázquez.

"Deus os criou, e eles se juntam. São a mesma coisa, não historicamente, mas agora sim. São pessoas que concordam em muitas coisas. O bom disso é que [a união] não é hipócrita", ironizou.

Mujica será um dos senadores mais velhos da próxima legislatura uruguaia. Caso permaneça no cargo até o fim, em 2020, deixará a casa a dias de completar 85 anos.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página: