Folha de S. Paulo


Coalizão da Otan entrega base estratégica ao Exército afegão

Os EUA e o Reino Unido encerraram neste domingo (26) suas operações de combate na base de Camp Bastion, na província de Helmand, no Afeganistão. O posto será entregue ao Exército afegão.

O anúncio marca o fim das operações do Comando Regional Sudoeste, coalizão da Otan. O calendário de retirada das tropas não foi divulgado por razões de segurança, mas deve acontecer até o fim do ano.

A base de Camp Bastion era o centro de operações dos Estados Unidos e do Reino Unido no Afeganistão desde 2006 e chegou a abrigar mais de 40 mil funcionários de tropas internacionais.

Atualmente, segundo estimativas, tinha 4.500.

A transferência da base para o controle afegão encerra um capítulo importante na campanha de 13 anos no Afeganistão, iniciada após os ataques terroristas contra os Estados Unidos, em 2001.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, disse em um comunicado que o fim das operações de combate está sendo anunciado "com orgulho". Segundo ele, o Afeganistão não é mais um refúgio seguro para os terroristas que planejam atrocidades contra o Reino Unido e o resto da Europa.

Os britânicos planejam retirar suas últimas tropas de combate do Afeganistão até o fim do ano e entregar às forças locais o controle de outra base em Kandahar.

Conselheiros e instrutores militares estrangeiros devem continuar trabalhando na capital, Cabul.


Endereço da página: