Folha de S. Paulo


Agência da ONU afirma que Irã está cumprindo acordo nuclear

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou nesta terça-feira (21) que o Irã está cumprindo o acordo provisório para diminuir o volume de urânio enriquecido do programa nuclear.

No documento, a República Islâmica se comprometeu com Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha a reduzir as atividades nucleares em troca da diminuição das sanções políticas e econômicas.

Segundo relatório do órgão vinculado à ONU, o país já diluiu mais de 4.100 quilos de urânio para chegar a uma pureza de 2% abaixo do natural.

O patamar é considerado suficiente para produzir energia e remédios, mas incapaz de chegar a uma bomba atômica, a qual as potências acusam Teerã de produzir.

O Irã nega as acusações. O acordo inicial, que deveria terminar em abril, foi expandido até 24 de novembro para que as partes cheguem a uma solução definitiva.

Segundo negociadores ouvidos pela agência de notícias Reuters, o Irã abriria mão da exigência do fim de todas as sanções. As potências, no entanto, consideram que a punição do país deverá ser retirada de forma gradual.


Endereço da página: