Folha de S. Paulo


Novo chefe contra o ebola nos EUA tem experiência em gestão de crises

O novo chefão da operação do governo norte-americano para coordenar as ações contra o vírus ebola, Ron Klain, é um advogado experiente em gerenciamento de crises do Partido Democrata, mas sem experiência em saúde.

Klain foi chefe de gabinete do vice-presidente Joe Biden de 2009 a 2011 e ocupou o mesmo cargo com Al Gore, vice do presidente Bill Clinton (1993-2001).

Para fontes próximas da Casa Branca, ele teria o perfil de comando e de conhecer a engenharia política de Washington para fazer o governo "andar".

Veterano de campanhas do Partido Democrata, ele foi advogado de Gore durante a polêmica recontagem dos votos da eleição que levou George W. Bush à Presidência americana (2001-2009).

Ele também ajudou a preparar o então candidato Barack Obama nos ensaios dos debates presidenciais na campanha de 2008.

No telefilme da rede HBO "Recount" (recontagem), sobre a dramática disputa judicial na recontagem de votos de Bush e Gore, Klain foi interpretado pelo ator Kevin Spacey.

Atualmente, Klain presidia um fundo de investimentos que pertence a Steve Case, ex-presidente do portal de internet AOL. Ele se formou em Direito pela Universidade Harvard.

EFE
Ron Klain, que chefiará operação dos EUA contra o ebola
O advogado Ron Klain, que chefiará operação dos EUA contra o ebola

Endereço da página: