Folha de S. Paulo


Médica que denunciava traficantes é sequestrada e assassinada no México

A médica María del Rosario Fuentes, que denunciava crimes pelas redes sociais no Estado de Tamaulipas, um dos mais violentos do México, foi sequestrada na quarta-feira (15) e assassinada por homens armados.

Os criminosos, provavelmente membros de grupos do crime organizado que atuam na região, invadiram sua conta no Twitter e publicaram fotos de seu corpo já sem vida, cheio de sangue.

Na legenda da foto, eles escreveram, como se fosse um texto da médica: "Fechem suas contas, não arrisquem suas famílias como eu fiz".

Antes de ser morta, Fuentes foi torturada.

De acordo com a imprensa local, a médica já teria sido procurada pelos criminosos e chegou a passar uma temporada fora da região por conta das ameaças.

Quando o ex-presidente Felipe Calderón assumiu o poder, em 2006, ele deu início a uma ofensiva contra o crime organizado no país, convocando o Exército, mesmo sob críticas da oposição e de organizações não governamentais.

A iniciativa causou uma onda de violência que, calcula-se, já deixou mais de 150 mil mortos.

Uma das regiões mais afetadas é Tamaulipas, onde existe grande atuação dos cartéis de narcotráfico.

O Estado se localiza no nordeste do país, na fronteira com os Estados Unidos, o que facilita a comercialização de drogas para os norte-americanos.

Reprodução
Reprodução de foto da médica María del Rosario Fuentes Rubio em seu Twitter
Reprodução de foto da médica María del Rosario Fuentes Rubio em seu Twitter

Endereço da página: