Folha de S. Paulo


Terremoto em El Salvador mata ao menos 1; alerta de tsunami é mantido

Ao menos uma pessoa morreu em El Salvador devido ao terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a região na noite de segunda-feira (14) no oceano Pacífico, e obrigou o país a declarar alerta de tsunami.

A vítima é um indigente que caiu de um poste de energia elétrica na cidade de San Miguel, no leste do país, afirmou à imprensa local o prefeito da cidade, Wilfredo Salgado.

O alerta, declarado pouco depois do tremor, será mantido nas primeiras horas desta terça-feira como medida de prevenção, "mas não há informação de que o tsunami ocorrerá", disse à emissora de TV "Channel 4" a ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN) de El Salvador, Lina Pohl.

Lina disse que o terremoto ocorreu às 21h51 locais (0h51 de terça-feira em Brasília), a 65 quilômetros ao sul do litoral do departamento de La Únion, com profundidade de 40 quilômetros.

Em relatório divulgado pelo MARN, o tremor atingiu San Salvador, capital do país, com uma intensidade entre seis e sete pontos na escala modificada de Mercalli, que vai até 12.

O terremoto foi causado pela movimentação das placas Cocos e Caribe, responsáveis pela atividade sísmica na região centro-americana do oceano Pacífico, explicou ao Channel 4 o gerente de Geologia do MARN, Manuel Díaz.

O tremor foi sentido também no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua e em Costa Rica, segundo a imprensa de El Salvador.

Muitas pessoas abandonaram suas casas e foram às ruas em busca de segurança. Em algumas regiões de San Salvador há registros de queda do serviço de energia elétrica.

Além disso, houve retirada de pacientes em vários centros assistenciais e congestionamento temporário das linhas de celular e internet.


Endereço da página: