Folha de S. Paulo


Pilotos da Lufthansa anunciam paralisação para terça-feira

Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa farão na terça-feira (30) uma greve de 15 horas em voos de longo percurso com decolagem a partir do aeroporto de Frankfurt, anunciou o sindicato Cockpit.

A organização sindical convocou a paralisação para os voos de longo percurso com decolagem em Frankfurt das 8h (3h de Brasília) às 23h (18h de Brasília).

A greve afetará os voos com as aeronaves Airbus A380, Boeing B747, Airbus A330 e Airbus A340.

Um porta-voz do sindicato estimou que de 70 a 80 voos serão afetados. Os voos na rota com o Brasil desta terça continuavam previstos.

Esta será a quarta paralisação desde o fim de agosto, quando fracassaram as negociações com a direção da empresa sobre as modalidades de pré-aposentadoria dos pilotos.

Atualmente, os pilotos da Lufthansa podem adotar a pré-aposentadoria aos 55 anos. O sindicato quer que a companhia mantenha esse programa atual, que permite também que os pilotos recebam até 60% de seu salário antes que os pagamentos regulares da aposentadoria comecem.

A Lufthansa diz que o programa não é mais necessário devido ao aumento da expectativa de vida e a uma decisão recente da Justiça que indica que pilotos podem trabalhar até 65 anos.

Os pilotos, porém, não aceitam o plano da empresa para elevar a idade mínima e obrigar os pilotos a financiar a aposentadoria.

AIR FRANCE

Os pilotos da Air France encerraram no domingo (28) uma greve de duas semanas que custou à companhia aérea mais de € 280 milhões.

O impasse com a companhia sobre o desenvolvimento de uma filial de baixo custo na Europa não foi resolvido.


Endereço da página: