Folha de S. Paulo


Pilotos da Air France em greve fazem manifestação em Paris

Pilotos da Air France em greve fizeram um protesto nesta terça (23) em frente à Assembleia Nacional, em Paris, pedindo intervenção governamental para terminar a paralisação que já dura oito dias.

Cerca de 200 pilotos participaram da manifestação, empunhando cartazes e colando adesivos com as palavras "Pilotos em greve, unidos pelo nosso futuro".

A Air France anunciou que aproximadamente metade dos voos da companhia foi cancelada desde o início da greve. Os prejuízos à empresa seriam de mais de 20 milhões de euros por dia.

Os pilotos são contra a expansão da companhia de baixo orçamento Transavia, que pertence à Air France.

O sindicato SNPL (Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha), principal entidade da categoria, acusa a Air France de querer transferir os empregos a países com menos impostos e mão-de-obra barata.

"O número de pessoas trabalhando para a Air France está diminuindo a cada ano e não tem sentido construir uma nova companhia fora da França", disse o piloto Alain Magi. "Isso não vai só custar os empregos dos pilotos na Air France, vai matar a Air France. Não podemos aceitar".

A manifestação aconteceu pouco depois de o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, criticar os grevistas. "Essa greve não tem razão, não é compreendida pelos franceses, dá à França uma má imagem e é um perigo real à empresa", disse.


Endereço da página: