Folha de S. Paulo


Estado Islâmico divulga novo vídeo de refém britânico

A facção radical Estado Islâmico (EI) divulgou nesta terça-feira (23) um novo vídeo do jornalista britânico John Cantlie, refém na Síria, no qual ele critica a ofensiva dos EUA e aliados contra a milícia.

Na gravação quase seis minutos, Cantlie está sentado em uma mesa sobre um fundo preto e se apresenta como "o cidadão britânico abandonado por seu governo", em uma simulação de um programa de televisão.

Na semana passada, o EI já havia divulgado um vídeo semelhante de Cantlie, em que ele diz que irá revelar a verdade sobre a facção e convida todos a assistirem sua série de vídeos.

O novo vídeo divulgado na internet recebeu o título de "Empreste-me seus ouvidos", acompanhado da indicação de que se trata do primeiro episódio.

Cantlie, que aparece com semblante sereno e vestido com uma bata laranja, diz que mostrará como "os governo ocidentais estão marchando de forma apressada rumo a Iraque e Síria sem ter aprendido as lições do passado".

Durante a gravação, foi feito um repasse do que o EI considera que foram os "fracassos" dos EUA e seus aliados no Oriente Médio.

Cantlie foi sequestrado em sua chegada à Síria em novembro de 2012.

O Estado Islâmico já divulgou vídeos com a decapitação de dois jornalistas americanos e um voluntário britânico.


Endereço da página: