Folha de S. Paulo


EUA rejeitam Irã por condicionar combate de facção a acordo nuclear

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (22) que negariam a cooperação iraniana no combate à milícia Estado Islâmico (EI) se a condição for a flexibilização das negociações sobre o programa nuclear do Irã.

Autoridades iranianas disseram à agência Reuters que o país está pronto a trabalhar em parceria com os EUA, se os americanos aceitarem ser mais brandos em suas restrições ao programa de enriquecimento de urânio do Irã.

Em resposta, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que a ideia é inaceitável. Ele disse que os esforços para convencer o Irã de desistir de seu programa nuclear estão separados da coalizão de combate ao EI.

"Os Estados Unidos não estarão na posição de trocar aspectos do programa nuclear do Irã por compromisso contra o EI", disse Earnest.

Ele disse também que os EUA não coordenariam atividades militares com o Irã e não compartilhariam informações de segurança sobre a milícia radical com Teerã.

Na semana passada começou uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear, em Nova York.

A participação do Irã nos esforços contra o EI deverá ser tema de discussão entre os presidentes iraniano e francês, Hassan Rowhani e François Hollande.

Os chefes de Estado se encontrarão nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, que será aberta nesta semana, também em Nova York.


Endereço da página: