Folha de S. Paulo


Irã teria condenado jovens a 91 chibatadas por videoclipe

Seis jovens iranianos que haviam sido detidos por participarem da gravação de uma versão do videoclipe "Happy", do americano Pharrel Williams, foram condenados a 91 chibatadas e seis meses de prisão por comportamento obsceno, segundo um website de direito.

As sentenças estariam suspensas por três anos, o que significa que as punições só serão cumpridas caso algum dos sete jovens sejam considerados culpados de uma ofensa semelhante no período.

O site Iran Wire credita a informação ao advogado de defesa dos jovens, o qual diz, no entanto, que os veredictos não foram oficialmente comunicados ainda.

Veja vídeo

A captura do grupo foi amplamente vista como demonstração de força dos conservadores do regime contra o aumento das liberdades defendido pelo presidente Hasan Rowhani, que condenou a ação policial.

A polícia disse que o clipe era "obsceno" e violava a "castidade social", uma aparente referência ao fato de os jovens terem ferido a lei que proíbe contato físico entre pessoas do sexo oposto sem vínculo familiar.

Algumas das três moças no vídeo aparecem sem véu, o que também é proibido pela versão iraniana da sharia, a lei islâmica.


Endereço da página:

Links no texto: