Folha de S. Paulo


BBC faz reclamação à Rússia por ataque sofrido no país

A rede de TV britânica BBC protestou formalmente às autoridades russas contra a agressão a uma equipe de filmagem no sul do país.

O correspondente Steve Rosenberg, um produtor e um câmera trabalhavam em uma reportagem sobre um soldado russo morto próximo à fronteira com a Ucrânia.

Mundialíssimo: O que está acontecendo na Ucrânia?

A equipe, que estava na cidade de Astrakhan, no sul do páis, foi agredida fisicamente por três pessoas não identificadas e tiveram uma câmera quebrada.

Posteriormente, os funcionários da emissora foram levados a uma delegacia, onde permaneceram por quatro horas sendo interrogados.

Durante o período em que prestaram depoimento, os jornalistas alegam que cartões de memória e notebooks deixados em um veículo do lado de fora tiveram seus arquivos apagados.

A Rússia nega que seus soldados tenham cruzado a fronteira com a Ucrânia e combatido contra forças do país vizinho, o que uma entrevistada da BBC em Astrakhan diz ter ocorrido com seu irmão.

Em nota, a BBC diz que considera o evento "parte de uma clara tentativa coordenada de impedir jornalistas de noticiar uma história".

A polícia de Astrakhan diz que as autoridades policiais chegaram ao local do incidente pouco após o ocorrido e que ainda está procurando por suspeitos da agressão.

Nesta quinta, pouco antes do encontro entre os presidentes Barack Obama e Petro Poroshenko, da Ucrânia,em Washington, a Casa Branca anunciou o desbloqueio de US$ 46 milhões em ajuda militar não letal ao país.


Endereço da página:

Links no texto: