Folha de S. Paulo


Nova York reforça segurança na Times Square após ameaça de milícia radical

A polícia de Nova York reforçou a segurança na Times Square nesta quarta (17) após, em um fórum de discussões na internet, a milícia radical Estado Islâmico ter instado "lobos solitários" a promover atentados em locais turísticos do país.

Apesar da precaução, a polícia afirma que não há nenhuma informação que aponte para qualquer plano terrorista contra Nova York.

Nesta quarta, o Estado Islâmico (EI) divulgou, através de seu fórum online, instruções para ataques "solitários" na Times Square e em outros pontos turísticos de Nova York.

Os chamados "lobos solitários" são pessoas que têm afinidade com as ideias de milícias islâmicas, mas não têm ligação direta com elas e agem isoladamente.

No comunicado na internet, o EI indica o uso de velas, água sanitária, açúcar e fósforos para construir bombas. A postagem já havia sido divulgada há três semanas, mas foi publicada novamente nas últimas 24 horas.

A convocação ressalta a urgência de começar a agir contra os Estados Unidos.

Chamado "Para os lobos solitários na América: como construir uma bomba em sua cozinha e transformar locais turísticos em cenas de terror", o texto também pede ataques em pontos do Texas, em Las Vegas e em estações de metrôs de áreas metropolitanas de todo o país.

Reprodução/site Vocativ
Imagem da Times Square publicada no fórum do grupo radical Estado Islâmico
Imagem da Times Square publicada no fórum do grupo radical Estado Islâmico

O chefe da polícia de Nova York, Bill Bratton, afirmou estar preocupado com a situação, já que essa "é a primeira vez que o EI usa esse canal de comunicação para inspirar ataques" no estilo do atentado da Maratona de Boston.

"Estamos focados nela [a ameaça] e acredito que estejamos tão preparados como qualquer entidade pode estar para lidar com esse tipo de ameaça. Mas a realidade é que estamos vivendo uma nova era de potencial terrorismo. Essa é a realidade", disse Bratton.

Funcionários da polícia nova-iorquina disseram nesta quarta (17) a jornalistas que os habitantes verão mais patrulhas nas ruas e outros sinais de uma maior segurança na Times Square, no metrô e em outros locais durante os próximos feriados judaicos e durante a Assembleia-Geral da ONU.

Autoridades alertaram que as recentes hostilidades entre os Estados Unidos e militantes do Estado Islâmico têm aumentado o potencial de ataques terroristas em solo americano.

Mas eles ressaltaram que não há atualmente nenhuma ameaça específica.


Endereço da página: