Folha de S. Paulo


No Vaticano, papa Francisco celebra casamento de casais que já têm filhos

Em um sinal de que a Igreja Católica quer ser mais aberta e inclusiva, o papa Francisco oficializou, neste domingo (14), no Vaticano, o casamento de 20 casais.

Entre eles, alguns já viviam juntos e tinham filhos em comum.

Foram os primeiros casamentos realizados pelo papa desde que assumiu o pontificado, há 18 meses

Na cerimônia, Francisco deu seus votos a cada um dos casais, entre eles Gabriella e Guido, que já têm filhos e que pensavam que seu casamento nunca iria ocorrer, segundo informou a rádio oficial do Vaticano.

"As pessoas que estão se casando são casais como muitos outros. Alguns já vivem juntos e alguns já têm filhos", informou a diocese de Roma em um comunicado.

A cerimônia foi a primeira do gênero no Vaticano desde 2000, quando o papa João Paulo 2º celebrou também o casamento de vários casais.
Francisco, o primeiro papa não europeu em 1.300 anos, tem expressado tolerância em relação a vários outros assuntos que são tabu na Igreja Católica.

Sobre gays, disse: "Quem sou eu para julgar uma pessoa que procura Deus e tem boas intenções?".

O papa disse durante a cerimônia que o casamento pertence à vida real e não é uma ficção. Instigou, assim, os casais a enfrentarem com "reciprocidade as diversas circunstâncias que encontrarão em seu caminho".


Endereço da página: