Folha de S. Paulo


Venezuela investigará série de ficção da televisão americana

O governo venezuelano abriu uma investigação sobre a série de ficção "Legends", do canal americano TNT. Um capítulo do seriado sugeriria que o presidente Nicolás Maduro compra armas químicas no mercado negro em resposta a protestos.

"Por mentiras e manipulações contra o presidente Nicolás Maduro na série 'Legends', solicitamos ao Conatel [agência reguladora de telecomunicações] a abertura de uma investigação a fundo", disse Delcy Rodríguez, ministra da Informação da Venezuela.

Não ficou claro como será feita a investigação.

A produtora americana Fox 21, responsável pela série, pediu desculpas a Maduro em um comunicado enviado à agência de notícias AFP, mas lembrou que se trata de uma obra de ficção.

"'Legends' é obviamente ficção. Os produtores nunca quiseram insinuar que o programa mostrava acontecimentos reais quando se fez menção ao nome do presidente Maduro. Nossas sinceras desculpas ao presidente Maduro", diz a nota.

No terceiro capítulo da série, entitulado "Lords of War" (Os senhores da guerra), o personagem principal, Martin Odum (interpretado pelo ator Sean Bean), é um agente do FBI que interroga um suspeito de tráfico de armas químicas, que diz que compra um gás tóxico para o mandatário venezuelano.

O personagem diz que o tráfico da arma química acontece porque "estão preocupados com os distúrbios civis na Venezuela".

O governo venezuelano enfrentou entre fevereiro e maio deste ano violentos protestos que deixaram 43 mortos em várias cidades do país.


Endereço da página: