Folha de S. Paulo


Parque de Tóquio é foco dos primeiros casos de dengue no Japão desde 1945

As autoridades japonesas anunciaram nesta segunda-feira que o parque de Yoyogi, na região central de Tóquio, é o foco dos 22 casos de dengue registrados nos últimos dias no Japão, os primeiros desde 1945.

O Instituto japonês de epidemiologia confirmou 19 novos casos da doença, que já deixara três pessoas hospitalizadas na semana passada.

Todas os doentes estiveram no parque, localizado no distrito de Shibuya e um dos pontos turísticos da cidade.

"Os contágios foram causados por mosquitos ao redor do parque de Yoyogi. Os mosquitos não podem se movimentar a muita distância, portanto não consideramos que o vírus vá se expandir em grande escala", afirmou o porta-voz.

Franck Robichon/Efe
Funcionário do Japão joga inseticida em áreas do parque de Yoyogi, em Tóquio; parque é fonte dos primeiros casos da doença no país desde 1945
Funcionário do Japão combate focos de dengue no parque de Yoyogi, na região central de Tóquio

As autoridades japonesas fumegaram 800 litros de inseticida nas áreas úmidas do parque onde os mosquitos se reproduzem.

Embora a cada ano sejam registrados 200 casos de cidadãos japoneses infectados pela doença durante viagens ao exterior, em quase 70 anos não havia sido detectado nenhum caso doméstico.

Os novos casos afetam pessoas de seis províncias diferentes que não tinham viajado para o exterior nos últimos meses, e entre eles há dois repórteres da emissora TBS que tinham ido ao parque para fazer matérias sobre o surto.

Segundo o Ministério da Saúde japonês, todos os infectados apresentam melhora. O órgão recomendou a todas as pessoas com febre alta procurem um médico.

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas contraem dengue a cada ano no mundo, principalmente nas áreas subtropicais da Ásia, da América Latina e da África.


Endereço da página: