Folha de S. Paulo


Polícia prende 47 pessoas em manifestação em Ferguson

A polícia anunciou nesta quarta-feira (20) que prendeu 47 pessoas durante a noite em Ferguson, cidade do estado americano de Missouri, onde há dez dias há protestos provocados pela morte de um jovem negro por um policial branco.

A polícia também apreendeu três armas dos manifestantes durante o protesto, que foi majoritariamente pacíficos.

O capitão Ron Johnson, da patrulha rodoviária, afirmou, no entanto, que os manifestantes jogaram garrafas de água e urina contra a polícia no fim dos protestos, o que obrigou a intervenção policial.

"Temos 47 detidos", afirmou em uma entrevista coletiva.

Johnson insistiu que, ao contrário dos protestos de segunda-feira, os manifestantes não usaram armas de fogo e a polícia não utilizou gás lacrimogêneo.

A morte de Brown ganhou dimensão nacional e reavivou o fantasma dos conflitos raciais nos Estados Unidos.

A Polícia de Saint Louis matou nesta terça-feira um homem negro armado com uma faca e aparentemente com problemas mentais em Saint Louis, não muito distante de Ferguson.

INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, prometeu nesta terça-feira (19) à população de Ferguson, no Missouri, uma investigação independente e transparente para esclarecer a morte do jovem afro-americano Michael Brown, morto no último dia 9.

Holder, também de origem afro-americana, deve viajar a Ferguson nesta quarta-feira, a pedido do presidente Barack Obama.

O procurador-geral fez a "promessa" de que a investigação "será completa, equilibrada e independente", mas advertiu que "exigirá tempo".

"Para começar o processo de reconciliação, os atos de violência devem cessar, antes de tudo, nas ruas de Ferguson", disse Holder, considerando que os atos de uma minoria "afetam gravemente a causa da justiça".


Endereço da página:

Links no texto: